quarta-feira, maio 4

ITABORAÍ INVESTE EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

 
homem segurando tablet


Comprometida com o desenvolvimento econômico, social e humano, a gestão do município de Itaboraí tem feito diversas ações para o crescimento inteligente e sustentável.
Historicamente pungente na atividade do agronegócio, principalmente na produção de laranja, Itaboraí está vivendo dias de otimismo e trabalho voltado para o fomento do agronegócio municipal.
Como parte das ações integradas realizadas pela Secretaria de Agricultura municipal, aconteceu dia 28 de abril o encontro dos atores envolvidos no PROGRAMA PRODUTOR SUSTENTÁVEL.
Na oportunidade, foi divulgado o resultado da análise do solo de algumas propriedades do município de Itaboraí.
Em parceria entre a SEMAGRI, UFRJ, CONLESTE e EMATER, Itaboraí está na vanguarda da implementação de políticas públicas que beneficiem os produtores rurais, e em especial os que atuam na agricultura familiar, estimulando e apoiando os pequenos produtores para que consigam migrar da agricultura de subsistência para uma produção em escala capaz de gerar renda, e não só que alimente a família do produtor.
O encontro foi enriquecido pela professora Mônica Viana, representando a UFRJ, que trouxe o resultado das análises de solo, além de discorrer sobre a importância do uso de tecnologia no campo através da agricultura de precisão com uso de drones.
No encontro, estiveram presentes agricultores de diversos distritos de Itaboraí, o Secretário de Agricultura, Abílio Pereira, o diretor de projetos do Conleste, Carlos Cavalcanti, André Gomes, diretor de desenvolvimento regional do Conleste, Paulo Oliveira, gerente de operações do Conleste, Ana Alves, assessora executiva do Conleste e os representantes da EMATER, Daniel Tortelly e Luiz Fernandes Silva.

Cada vez mais a atividade rural se desenvolve e alcança melhores resultados, e isto vai de encontro com a necessidade de

produção de mais alimentos para que a população do globo, que está sempre aumentando e sem perspectivas de reverter este quadro, possa ser alimentada e não haja escassez.

O principal propósito da agricultura de precisão alavancar a sua produtividade e consequentemente, seus lucros, além da proteção do meio-ambiente e das famílias envolvidas no processo.

agricultura de precisão é um sistema de manejo do campo, que usa as mais variadas tecnologias para avaliação e acompanhamento com tamanha precisão, que consegue fazer um diagnóstico das condições da lavoura como um todo.

Ela coleta dados de cada pequena parte da terra, fazendo leitura e análise do solo, do clima, topografia, vegetação e das ervas daninhas, além de pragas da área envolvida.

Coletadas as informações, um programa de gerenciamento detalhado do sistema de produção elabora estratégias para o melhoramento dos índices de produtividade e os cuidados com o bioma local.

Aprimorar a eficiência da produção, assim como o manejo, além de melhorar a qualidade ambiental são a síntese dessa tecnologia revolucionária.

Na prática a agricultura de precisão é a elaboração de mapas de produtividade, que resultam dos dados coletados.

Os drones geram mapas que demonstram através de gráficos as áreas cultivadas, fornecendo informações precisas da produtividade observando pequenos espaços.

É usando os resultados mostrados nos mapas que se elaboram as estratégias para a melhora dos resultados no campo.

Os aspectos da lavoura que são levados em consideração são:

  • Produtividade: através da produção por cada área estudada;
  • Solo: identificação das necessidades, tais como adubação, correção de pH, entre outros;
  • Fertilizantes: calculando quantidades e os melhores adubos para utilizar, e isso na quantidade necessária;
  • Ervas daninhas, doenças e pragas: identificação, ações emergências, controle e prevenção.

Embora aparentemente distante da realidade financeira dos pequenos produtores, a SEMAGRI tem investido, viabilizando acesso gratuito para pequenas propriedades, sendo a principal agente do start desta nova fase na produção rural.

As experiências de quem já usa a agricultura de precisão mostram inúmeras vantagens. A mais significativa é sem dúvida o aumento na produtividade. Outra vantagem é a oportunidade de crescimento, já que usando a tecnologia, os custos são otimizados e os gastos reduzidos, dando margem ao produtor para elaborar estratégias de investimentos.

Outra grande vantagem da utilização da agricultura de precisão é o controle das etapas de produção, evitando desperdício de tempo e trabalho.

Outros encontros estão sendo agendados com as autoridades na área para que o conhecimento possa acompanhar as ações dos nossos produtores rurais.

O secretário Abílio Pereira está cuidando pessoalmente para que tenhamos um segundo semestre de 2022 já com resultados extraordinários!

#Boratrabalhar

Apoio: Apoio: Scala Proteção Veicular - Clique aqui e faça uma cotação.



2 comentários:

  1. Anônimo1:41 PM

    Show é fundamental a tecnologia na agricultura mais ainda estamos longe desse realidade em nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:05 AM

    Opa! Obrigado pelo comentário. O importante é a participação de todos. A gente precisa cobrar, ficar por dentro do que está acontecendo, dar sugestões, fazer críticas e participar do processo.
    Lembrando também que a natureza é caprichosa em dar suas respostas por meio de resultados. Tudo que é perene demora bastante para dar fruto. Me adiciona no teu zap 21969563804
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir